sexta-feira, 9 de maio de 2014

On line gratuito Participe da oficina Direitos e Participação Social e concorra a sorteio



De: Rede Mobilizadores


Faça agora sua inscrição na oficina online Direitos e Participação Social e concorra a um sorteio

Participe do minifórum da oficina online Direitos e Participação Social e concorra ao livro DA POBREZA AO PODER – COMO CIDADÃOS ATIVOS E ESTADOS EFETIVOS PODEM MUDAR O MUNDO, de Duncan Green, Cortez Editora. A obra foi doada pela Oxfan.

O objetivo da oficina é debater as conquistas do Brasil na área dos direitos de cidadania e participação social nos últimos 20 anos. Além disso, pretende apontar os desafios para os próximos 5 anos.

A atividade vai contar com a participação de Alexandre Ciconello, assessor de direitos humanos da Anistia Internacional Brasil, como facilitador.

A atividade vai acontecer de 12 a 22 de maio. Vagas limitadas.

Inscreva-se agora, acesse o site Mobilizadores.


06/05/2014 :: Oficina debate avanços e desafios no acesso aos direitos de cidadania

A Constituição Federal brasileira de 1988 e as lutas sociais ajudaram na construção de políticas públicas universais e garantidoras de direitos. No entanto, ainda é preciso efetivar esses direitos, assegurando a todos o seu acesso, e ampliar a participação social. Para debater os principais avanços nessa área, nos últimos 20 anos, e os desafios para os próximos cinco anos, a Rede Mobilizadores vai promover, de 12 a 22 de maio, a oficina online Direitos e Participação Social, com facilitação de Alexandre Ciconello, assessor de direitos humanos da Anistia Internacional Brasil.
 
A efetivação do acesso aos direitos depende de políticas e programas de governo e, principalmente, da participação da sociedade na defesa de seus interesses. O Brasil conseguiu avançar na consolidação da democracia e no acesso a alguns direitos de cidadania como alimentação, saúde, educação, mas ainda persistem enormes desafios especialmente no que se refere à desigualdade no acesso a esses e a outros direitos básicos, como moradia, saneamento, transporte público. Além disso, a impunidade, o arbítrio das polícias, as violações à integridade física dos cidadãos ainda perduram sob a democracia, atingindo especialmente os grupos mais vulneráveis da população.
 
Outro grande desafio é o fato de o Brasil ainda ser comandado por uma elite política e econômica que se estrutura em torno de privilégios, o que faz com que mesmo os direitos garantidos na legislação sejam cumpridos apenas parcialmente, em geral excluindo os mais pobres.
 
Série de oficinas
 
Esta oficina é a segunda da série que a Rede Mobilizadores está realizando no primeiro semestre de 2014, com foco na mobilização para participação social. A terceira e última vai debater as conquistas e os desafios em relação ao meio ambiente, clima e vulnerabilidades.
 
Essas oficinas são parte da estratégia de mobilização “COEP 20 anos: das ruas às redes”, que está sendo realizada em comemoração aos 20 anos de criação do COEP. Estão sendo organizadas várias outras atividades, a distância e presenciais, em diversos locais do país. A secretária-executiva do COEP Nacional, Gleyse Peiter, explica que o objetivo dessa grande estratégia de mobilização é “contribuir para um olhar sobre a redução das desigualdades e construir, de modo participativo, uma agenda de mobilização social que irá nortear a atuação da rede nos próximos cinco anos”.
 
Inscrições
 
As inscrições para a oficina podem ser feitas de 06 a 12 de maio. Acesse aqui e se inscreva.
 
 
--
Flavia Loureiro - Núcleo dos Amigos do Brooklin
"INFORMAÇÃO" Direito e Dever de tod@s Art.5ºXIV,CRFB/Cap.40 Agenda 21


"Informação causa mudanças" Flavia Loureiro

     DIVULGAÇÃO
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário